O poeta Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato de Dentro, Estado de Minas Gerais, em 31 de outubro no ano de 1902. Em 1916, foi aluno interno no Colégio Arnaldo, da Congregação do Verbo Divino, Belo Horizonte.
Em 1918 estudou no Colégio Anchieta da Companhia de Jesus, em Nova Friburgo, foi laureado em "certames literários". Seu poema em prosa "Onda" foi publicado por seu irmão Altivo, no único número do jornalzinho Maio. Depois, foi expulso do Colégio Anchieta por "insubordinação mental".
Em 1930, Drummond publica seu primeiro livro, Alguma Poesia, em edição de 500 exemplares paga pelo autor, sob o selo imaginário Edições Pindorama, criado por Eduardo Frieiro. Em 1940, publica Sentimento do Mundo, em tiragem de 150 exemplares, distribuídos entre os amigos.
Paralelamente, o poeta durante toda sua vida foi funcionário público e publicou vários livros de poemas. Drummond é considerado um dos maiores poetas brasileiros. Escritor tímido e inteligentíssimo de uma sensibilidade aguda. A poesia de Drummond é feita de combate entre a timidez e a ferocidade. "A sensibilidade, o golpe de inteligência, as quedas de timidez se enterseccionam..."
Só para lembrar, há em nossa biblioteca inúmeros livros de Drummond. Vale a pena lê-lo. Há belos poemas e belas crônicas também. Vá lá e confira!
Fonte de informações: Poesia Completa volume único- editora Nova Aguilar
Nenhum comentário:
Postar um comentário