sábado, 4 de abril de 2009

Centenario do Sport Clube Internacional

Parabéns ao time e a todos os seus torcedores! O Internacional faz parte de nossa história gaúcha. COLORADOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

segunda-feira, 30 de março de 2009

ENTREVISTA

Acredito, cada vez mais, que muitas vezes convivemos com as pessoas e sabemos pouco a respeito delas. Esta situação pode acontecer na nossa casa, em nosso trabalho, na nossa escola... Atualmente, quase não paramos para conversar, estamos sempre com pressa.
Trabalhando com algumas turmas, mais especificamente sobre o tema: "texto informativo (entrevista)", entre alguns debates, consideramos legal tornar a aula mais prática e dinâmica. Resolvemos fazer uma entrevista de perfil - tipo de entrevista que serve para mostrar como uma pessoa vive, enfatizar a personalidade de alguém. Decidimos, então, escolher um colega que todos gostariam de saber algo mais a respeito.
Nossa primeira entrevistada é a aluna Maria Júlia da turma 83, que foi escolhida por votação feita em sala de aula. Além de saber, conhecer um pouco mais sobre as opiniões da Júlia, desenvolvemos um bom trabalho de caráter comunicativo, o qual a interação dinâmica entre entrevistadores e entrevistada foi a grande pauta de nosso estudo. Todas as perguntas feitas à entrevistada foram previamente elaboradas por todos os alunos. O vídeo é uma amostra do nosso trabalho.
Parabéns para a turma 83 pela bela participação!

Desenho



Desenho da aluna Deise Machado da turma 71

Desenho





Desenho da aluna Natália Mâncio da turma 62

Kandinsky

Desenho



Desenho da aluna Raissa Pedroso da turma 71

Educação Artística


A pequena amostra de desenhos aqui apresentados são feitos por todas as turmas das séries finais. A aula é ministrada pela professora Tânia Bretanha que, há muito, desenvolve um belíssimo trabalho na nossa escola. Além de orientar os alunos, é uma colaboradora de vários eventos como decoração da escola para festas, formaturas, além de desenhar o figurino do nosso grupo de dança.




Desenho da aluna Michele Bitencourt da turma 71

domingo, 29 de março de 2009

Novas regras da ortografia- Algumas dicas

Os ditongos abertos ÉI E ÓI não são mais acentuados em palavras paroxítonas.

Como era: Assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, paranóica, jibóia, heróico...

Como ficou: Assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, paranoica, jiboia, heroico...

Nos ditongos abertos de oxítonas terminadas em ÉI, ÉU e ÓI e em monossílabas, o acento continua.

Assim: Herói, constrói, anéis, papéis, troféu, chapéu...


Pessoal, por enquanto, é isso! Daqui uns dias, mais dicas!

ÁGUA

Oi, meu nome é Água! Vim aqui para dizer que estou adoecendo de tanto as pessoas jogarem lixo em mim. Os humanos não sabem o quanto sou importante, ao menos parecem não saber. Posso até não ser um rubi, diamante ou esmeralda, mas também sou um tesouro, porque sou essencial para a vida humana.
Apesar disso, continuam me poluindo, jogando lixo e outros tipos de resíduos tóxicos, mesmo sabendo que estou quase escassa em muitas partes do mundo. As pessoas sabem o quanto sou importante e que represento apenas 2,5% do total de água no mundo, mesmo assim não evitam em me desperdiçar. Não sei porque as pessoas insistem nisto: lavam carros com mangueiras ao invés de usar baldes, demoram nos banhos ou tomam banhos sem desligar o chuveiro, ah, essas coisas.
Há muitos tipos de desperdício. Você sabia que para cada copo sujo, precisa-se o equivalente a dois para lavá-lo? Ou, se deixar uma torneira mal fechada, desperdiça, em média, 40 litros de água por dia? Aqui no Brasil há bastante água, mas as pessoas, na maioria, não sabem usá-la. Há regiões em nosso país com problemas de seca, as pessoas dependem de caminhões-pipa para ter um pouquinho de água...
Fico pensando: será preciso uma grande tragédia acontecer para as pessoas se conscientizarem? É preciso refletir sobre o que estão fazendo com a água e aprender a valorizá-la.

Texto do aluno Jefrey da turma 62. Tema: Dia Mundial da Água.

POLUIÇÃO DA ÁGUA

EU SOU ÁGUA

A muito, muito tempo atrás, eu era bem feliz! Nunca fui incomodada pelos humanos, gostava de ficar nos rios, lagos, arroios, oceanos... É, um dia eu fui bem limpinha, mas agora os tempos são outros.

Os humanos me desperdiçam.Limpam calçadas, lavam os carros, tudo na base do desperdício. Eu vim para ajudar o homem a sobreviver e não para ser gasta desta maneira! Tenho que ser bem preservada, sou como as pessoas e os animais, se não for bem cuidada, acabo morrendo. Estou sendo muito maltratada pelas pessoas, muitos jogam sujeira em mim, recebo lixo tóxico de indústrias. Alguns tentam me ajudar, me levam para estações de tratamento, me filtram, me misturam com cloro, mas fico muito diferente de como era originalmente.

Sabe, gostaria que algumas pessoas ficassem em meu lugar para ver como eu me sinto, o quanto sofro. Gostaria mesmo que as pessoas se "ligassem" que no planeta só há 2,5% de água doce e o restante é água salgada. Há tantas lugares do mundo sofrendo com a falta de água, já não dou mais conta!

Eu estou pedindo socorro. Não me desperdicem, não joguem mais lixo em mim, antes que seja tarde demais.

Texto da aluna Indiana Ramos da turma 62. Tema: Dia Mundial da Água.