sábado, 21 de março de 2009

Fique por dentro do acordo ortográfico


Vocês sabiam que a Língua Portuguesa é falada por, aproximadamente, 220 milhões de pessoas em todo o mundo? Cerca de 190 milhões são brasileiros.

Com o acordo ortográfico, pretende-se unificar o intercâmbio científico e cultural entre as nações que falam a língua portuguesa e, também, divulgar a literatura desse idioma. E por falar em nações, os países que falam o idioma português são: Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique e Angola. O acordo, que entrou em vigor há pouquíssimo tempo, é considerado um marco entre os países de língua portuguesa.

Bem, temos mudanças pela frente! Já existem revistas de preços acessíveis com as novas regras, dicionários, gramáticas. Os textos jornalísticos já estão utilizando a nova ortografia, a leitura de jornais é uma boa solução para esclarecer nossas dúvidas. No mais, vamos pesquisando, questionando em sala de aula... E nada de pânico! Lembrem-se sempre que "tudo é uma questão de manter a espinha ereta, a mente aberta e o coração tranquilo"(sem trema)!

Abraço!

Postado por Sílvia

O Lobisomem



Minha vó sempre me diz que se um senhor de idade pedir, em sua casa, um pouco de sal e se você doar e ele deixar cair metade dentro de sua moradia, cuidado! É o lobisomem! Muitos dizem que ele se transforma todas as quintas-feiras, outros dizem que é em todas as sextas de lua cheia.


Também dizem que é um lobo com os olhos vermelhos que nem o fogo, que aparece a meia-noite e some assim que a lua começa a surgir. A minha vó um dia contou-me que o lobisomem tentou invadir sua casa e meu avô pegou um rebenque e começou a bater no animal ou pessoa, sei lá o que é isso! Mas prosseguindo...


No dia seguinte, o vizinho deles apareceu todo machucado. Meus avós constataram, na hora, que o lobisomem era aquele vizinho. Nunca fiquei sabendo qual era o seu nome, mas de uma coisa eu sei: todas as quintas e sextas- feiras, eu entro cedo para casa e nunca, nunca mesmo, empresto sal.



Texto da aluna Gabriela. S / turma 72

sexta-feira, 20 de março de 2009

"A linha, uma vida inteira, palavra, palavra minha." Poeta Paulo Leminski


Textos originais dos alunos Cássio(turma:83) e Jocelaine (turma:83). A temática desenvolvida pelos alunos foi a cidade de Porto Alegre.

Na Hora do Intervalo

Oi, alunos e alunas! Estou postando esse vídeo, pra lá de amador, sei bem, mas fica como uma lembrança carinhosa.

Abraço a todos! Postado por Sílvia

quinta-feira, 19 de março de 2009

Aniversário de Porto Alegre


Dia 26 de março está se aproximando e Porto Alegre ficando um pouquinho mais velha. Pois é, é o aniversário de nossa cidade. Porto Alegre foi fundada em 1772 e de lá pra cá, o município teve vários nomes: Porto de Viamão, Porto do Dorneles, Porto dos Casais...PORTO ALEGRE.

A cidade é linda, é uma grande metrópole, mas ainda há nela alguma coisa de cidade pequena e isso é bom! Gera muita proximidade entre as pessoas... Nossa cidade é, também, considerada uma das mais arborizadas do país! Temos inúmeros parques, praças, museus, teatros, bibliotecas, enfim, uma vida social e cultural intensa.

Aqui foi e é um dos grandes pólos literários do Brasil. Se voltarmos no tempo, encontraremos escritores como Dyonélio Machado, Erico Verissimo, Mario Quintana, Augusto Meyer. Na atualidade, a produção literária é bastante significativa. Olha só os nomes de peso: Luis Fernando Verissimo, Moacyr Scliar, Carlos Nejar, Martha Medeiros, Assis Brasil e tantos outros. Há quem diga que o símbolo de nossa cidade é o pôr-do-sol do Guaíba (lindo mesmo), mas, pra mim, Porto Alegre não seria a mesma sem Mario Quintana, poeta que, em versos, traduziu nossa cidade. Então, finalizo com o belo poema de Quintana.



O MAPA



Olho o mapa da cidade

Como quem examinasse

A anatomia de um corpo...



(E nem que fosse o meu corpo!)



Sinto uma dor infinita

Das ruas de Porto Alegre

Onde jamais passarei...



Há tanta esquina esquisita,

Tanta nuanças de paredes,

Há tanta moça bonita

Nas ruas que não andei

(E há uma rua encantada

Que nem em sonhos sonhei...)



Quando eu for, um dia desses,

Poeira ou folha levada

No vento da madrugada,

Serei um pouco do nada

Invisível, delicioso



Que faz com que o teu ar

Pareça mais um olhar.

Suave mistério amoroso,

Cidade de meu andar

(Desde já tão longo andar!)

E talvez de meu repouso...



(Apontamentos de História Sobrenatural)





postado por Sílvia

Bem-Vindos!


O propósito desta página é incentivar e, também, divulgar os tantos escritos que nossos alunos criam em sala de aula. Tarefa que para alguns é mais fácil; para outros, mais difícil. Mas todos, sem excluir ninguém, sabem que são capazes! A escrita é um ato criativo, e todos nós somos criativos.

Tira os pés do chão, viaja, sonha, emociona-se, emociona o outro, racionaliza, critica, opina. A escrita e a leitura são sinônimos de liberdade. Bons escritos a todos e ótimas leituras! Pra terminar, cito um trecho do Drummond, grande poeta brasileiro, que escreve:



"Chega mais perto e contempla as palavras,

Cada uma

tem mil faces secretas sob a face neutra

e te pergunta, sem interesse pela resposta,

pobre ou terrível, que lhe deres:

Trouxeste a chave?"