quinta-feira, 24 de junho de 2010

CLARICE LISPECTOR


Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, pequena cidade da Ucrânia, e chegou ao Brasil aos dois meses de idade, naturalizando-se brasileira. Criou-se em Maceió e Recife, transferindo-se aos doze anos para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito, trabalhou como jornalista e iniciou sua carreira literária. Viveu muitos anos no exterior, em função do casamento com um diplomata brasileiro, teve dois filhos e faleceu em dezembro de 1977, no Rio de Janeiro. (Texto retirado de edição do livro Felicidade clandestina, editora Rocco).



Em aula, trabalhamos um pouco da literatura de Clarice Lispector. Foram selecionados alguns contos do livro Felicidade Clandestina. Nas narrativas escolhidas, analisamos as personagens, o narrador, o ambiente, as diferenças e semelhanças entre uma história e outra. Um dos contos que fizemos a leitura chama-se Cem Anos de Perdão. Tal história foi adaptada e registrada em vídeo, com a finalidade de ilustrar a leitura. Eis o registro aqui.

2 comentários:

  1. Silvia,adorei o trabalho! Parabéns!
    Com relação a esse Conto de Clarice, vale lembrar que de certa forma ele é autobiográfico. Quando ela vivia em Recife,ainda menina,uma de suas travessuras era roubar rosas dos jardins recifenses dos mais endinheirados."Era uma rua onde não passavam bondes e raro era o carro que aparecia. No meio do meu silêncio e do silêncio da rosa, havia o meu desejo de possuí-la como só minha". Ela e uma amiga entravam correndo no jardim, colhiam uma rosa e fugiam." Foi tão bom que simplesmente passei a roubar rosas. O processo era sempre o mesmo: a menina vigiando, eu entrando, eu quebrando o talo e fugindo com a rosa na mão. Sempre com o coração batendo e sempre com aquela glória que ninguém me tirava."
    Um outro Conto que fala do encantamento de Clarice por rosas é " Restos de Carnaval".
    Uma dica de leitura para quem quiser, aos poucos, mergulhar nesse maravilhoso universo de Clarice.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Vere. Sim, fizemos algumas leituras e ficou visível a questão autobiográfica. Na verdade, lemos 4 contos: Felicidade Clandestina, Tentação,Cem Anos de Perdão e, também, Restos de Carnaval. Constatamos que, em todos os contos, as histórias se passam nas ruas do Recife, tendo sempre a menina como protagonista, geralmente textos narrados em primeira pessoa. Todas histórias lindas, muito lindas. Os alunos adoraram, e essas leituras serão convertidas em vídeo (total liberdade de adaptação), isto é,os alunos podem e devem interpretar a história e recriá-la como manda a "razão e a sensibilidade".
    Beijo!

    ResponderExcluir