Dia 26 de março está se aproximando e Porto Alegre ficando um pouquinho mais velha. Pois é, é o aniversário de nossa cidade. Porto Alegre foi fundada em 1772 e de lá pra cá, o município teve vários nomes: Porto de Viamão, Porto do Dorneles, Porto dos Casais...PORTO ALEGRE.
A cidade é linda, é uma grande metrópole, mas ainda há nela alguma coisa de cidade pequena e isso é bom! Gera muita proximidade entre as pessoas... Nossa cidade é, também, considerada uma das mais arborizadas do país! Temos inúmeros parques, praças, museus, teatros, bibliotecas, enfim, uma vida social e cultural intensa.
Aqui foi e é um dos grandes pólos literários do Brasil. Se voltarmos no tempo, encontraremos escritores como Dyonélio Machado, Erico Verissimo, Mario Quintana, Augusto Meyer. Na atualidade, a produção literária é bastante significativa. Olha só os nomes de peso: Luis Fernando Verissimo, Moacyr Scliar, Carlos Nejar, Martha Medeiros, Assis Brasil e tantos outros. Há quem diga que o símbolo de nossa cidade é o pôr-do-sol do Guaíba (lindo mesmo), mas, pra mim, Porto Alegre não seria a mesma sem Mario Quintana, poeta que, em versos, traduziu nossa cidade. Então, finalizo com o belo poema de Quintana.
O MAPA
Olho o mapa da cidade
Como quem examinasse
A anatomia de um corpo...
(E nem que fosse o meu corpo!)
Sinto uma dor infinita
Das ruas de Porto Alegre
Onde jamais passarei...
Há tanta esquina esquisita,
Tanta nuanças de paredes,
Há tanta moça bonita
Nas ruas que não andei
(E há uma rua encantada
Que nem em sonhos sonhei...)
Quando eu for, um dia desses,
Poeira ou folha levada
No vento da madrugada,
Serei um pouco do nada
Invisível, delicioso
Que faz com que o teu ar
Pareça mais um olhar.
Suave mistério amoroso,
Cidade de meu andar
(Desde já tão longo andar!)
E talvez de meu repouso...
(Apontamentos de História Sobrenatural)
postado por Sílvia
Amo essa cidade!
ResponderExcluirFantástico!
ResponderExcluirEstamos ficando Fashion!
Já tá linkado lá no wiki.
bjs, Mara.