domingo, 29 de março de 2009

ÁGUA

Oi, meu nome é Água! Vim aqui para dizer que estou adoecendo de tanto as pessoas jogarem lixo em mim. Os humanos não sabem o quanto sou importante, ao menos parecem não saber. Posso até não ser um rubi, diamante ou esmeralda, mas também sou um tesouro, porque sou essencial para a vida humana.
Apesar disso, continuam me poluindo, jogando lixo e outros tipos de resíduos tóxicos, mesmo sabendo que estou quase escassa em muitas partes do mundo. As pessoas sabem o quanto sou importante e que represento apenas 2,5% do total de água no mundo, mesmo assim não evitam em me desperdiçar. Não sei porque as pessoas insistem nisto: lavam carros com mangueiras ao invés de usar baldes, demoram nos banhos ou tomam banhos sem desligar o chuveiro, ah, essas coisas.
Há muitos tipos de desperdício. Você sabia que para cada copo sujo, precisa-se o equivalente a dois para lavá-lo? Ou, se deixar uma torneira mal fechada, desperdiça, em média, 40 litros de água por dia? Aqui no Brasil há bastante água, mas as pessoas, na maioria, não sabem usá-la. Há regiões em nosso país com problemas de seca, as pessoas dependem de caminhões-pipa para ter um pouquinho de água...
Fico pensando: será preciso uma grande tragédia acontecer para as pessoas se conscientizarem? É preciso refletir sobre o que estão fazendo com a água e aprender a valorizá-la.

Texto do aluno Jefrey da turma 62. Tema: Dia Mundial da Água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário