sexta-feira, 21 de maio de 2010

PRODUÇÃO TEXTUAL: O TEXTO NO ESPAÇO PRIVADO OU NO ESPAÇO PÚBLICO?

É dever do professor incentivar seu aluno à prática da escrita, não me refiro ao ato puramente "braçal" da cópia, falo do ato fantástico da criação, do exercício da escrita como uma atividade intelectual.
Quando se propõe uma produção textual ao aluno, é preciso abordar temas, debatê-los, preparar o estudante para o assunto que irá desenvolver em sua redação. Obviamente, além disso, cabe ao professor auxiliá-lo a respeito de outros aspectos textuais como a coesão, a coerência, o vocabulário, a estrutura e a correção gramatical. O professor deve posicionar-se como incentivador, esclarecer ao estudante que no ato da escrita sempre é preciso pensar num provável leitor.
Com isso, o aluno deve colocar-se no papel de autor. E para todo o autor há um leitor. De preferência, que esse leitor não seja apenas o professsor. Quanto maior a possibilidade de leitores para o aluno, maior será a sua dedicação e a sua busca por informações. Em tempos de internet, sabendo utilizar de maneira adequada todos os recursos que ela nos disponibiliza, por que não usá-la como uma dinamização da comunicação? Por que não usá-la como uma ferramenta tecnológica a nosso favor?
Vivemos numa época de "abolição de fronteiras", unir a prática da escrita com conhecimentos tecnológicos, é inserir o aluno, contextualizá-lo com a realidade que o cerca (web, cyberespaço,etc.). Por isso, decidimos, inicialmente, desenvolver a criação de blogs com turmas de oitavas séries.
O blog é o espaço textual do aluno. Nesse sistema, o ato de escrever passa pela elaboração da escrita privada, tornando-se, a seguir, texto público. Através dessa experiência, o estudante desenvolve conhecimentos importantíssimos: o exercício da escrita e o conhecimento tecnológico.
"Escrever é produzir conhecimento; Ensinar a escrever é inserir o aluno na produção histórica do conhecimento". Passagem do livro: Ler e escrever-Compromisso de todas as áreas. Editora da UFRGS.
Abaixo, vídeo dos alunos criando os blogs e postando os textos. Atividade de Língua Portuguesa(Professora Sílvia Andrade) e do Laboratório de Informática (Professora Mara Tavares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário